Atendimento: 9:00-22:00 Seg-Sex
Chame no Whatsapp +55 (66) 9 9931-8338

 

Esta pergunta é muito frequente no dia a dia do cirurgião plástico. Na realidade, não existe resposta pronta, ou regra fixa. O certo, é que os jovens estão se submetendo cada vez mais cedo a cirurgias estéticas, buscando melhora da própria imagem e a consequente elevação da auto estima.

Algumas cirurgias podem ser feitas já na infância no período pré-escolar, como a cirurgia plástica para orelhas de abano; outras como a colocação de prótese de silicone deve ser feita no final da adolescência (após os 16 anos), período que já ocorreu o desenvolvimento completo dos seios.

O que deve ser levado em conta antes de fazer a primeira cirurgia plástica estética?

Cada caso deve ser examinado com prudência e tranquilidade pelo jovem e sua família, em conjunto com o cirurgião plástico, em busca de uma decisão acertada e não precipitada.

Na adolescência, o organismo passa por uma série de transformações, que às vezes podem comprometer o resultado estético de longo prazo.

Uma boa relação médico-paciente é fundamental para o sucesso da cirurgia plástica.

Qual a importância de uma consulta com o cirurgião plástico antes de fazer uma cirurgia estética?

É muito importante que o cirurgião plástico consiga interagir de forma amigável com o jovem, entender e ouvir suas razões, para então aconselhar a realização do procedimento, ou, se for o caso, recomendar seu adiamento.

Na consulta com o cirurgião plástico todas as dúvidas serão esclarecidas.

Quais as cirurgias plásticas estéticas mais realizadas em adolescentes?

As principais cirurgias plásticas procuradas pelos pacientes adolescentes são:

Correção das orelhas em abano

As orelhas em abano causam desconforto tanto psicológico quanto estético. Costuma ser um das cirurgias plásticas estéticas mais procuradas na infância e adolescência.

Colocação de prótese de silicone

O tamanho pequeno das mamas pode causar diminuição da auto estima feminina especialmente no período da adolescência, quando ocorre o desenvolvimento das mamas, e as mulheres começam a notar que os seus seios não acompanharam o mesmo ritmo das amigas.

O aumento das mamas com prótese de silicone pode ser feito já no final da adolescência, sempre com consentimento dos pais, causando um melhora notável na auto estima das mulheres. Não é a toa que a mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica mais realizada no mundo!

idade certa para fazer a primeira cirurgia plástica estética das mamasdeve levar em conta a opinião da paciente, dos pais e do cirurgião plástico.

Lipoaspiração

A “explosão” hormonal que ocorre na adolescência, pode trazer alguns incômodos indesejáveis, como o aparecimento da gordura localizada. A lipoescultura remodela o contorno corporal trazendo de volta as curvas perdidas.

As razões psicológicas que estão por traz da busca da realização de uma cirurgia plástica estética, sempre devem ser analisadas e, havendo justificativa a cirurgia pode se indicada.

A associação prótese de silicone com lipoescultura está entre as mais comuns para remodelar o contorno corporal na adolescência.

Rinoplastia

O nariz termina praticamente todo o seu crescimento durante a adolescência. Quando esse crescimento ocorre de maneira desproporcional ao rosto, pode começar a causar desconforto, fazendo com que o adolescente seja alvo brincadeiras indesejáveis por parte dos amigos.

A plástica de nariz ou rinoplastia melhora a estética e função do nariz, melhorando o “stress” psicológico causado pelo nariz.

Cirurgia de redução das mamas

Em algumas pacientes pode haver aumento excessivo das mamas na adolescência causando dor nas costas e desconforto físico.

A redução das mamas  tem benefícios tanto físicos quanto psicológicos para aquelas pacientes que apresentam hipertrofia mamária ou gigantomastia (nomes técnicos dados às mamas muito grandes).

O refinamento das técnicas de redução das mamas com prótese de silicone associada, têm trazido resultados mais duradouros e previsíveis.

A decisão de fazer uma mamoplastia na adolescência, deve sempre ser muito bem analisada entre a paciente e o cirurgião plástico, pois, em alguns casos, pode haver prejuízo para um futuro aleitamento materno.

Qual a idade certa para fazer essas cirurgias plásticas estéticas?

A idade certa para fazer a primeira cirurgia plástica estética não pode ser definida exatamente, pois sempre deve levar em conta as questões psicológicas e anatômicas do paciente.

Essas são as idades médias em que essas cirurgias plásticas no adolescente costumam ser realizadas.

  • Correção das orelhas em abano: a melhor idade para fazer cirurgia da orelha em abano e no período pré-escolar ao redor dos 6 anos;
  • Colocação de prótese de silicone: pode ser feita após o desenvolvimento completo das mamas, geralmente a partir dos 16 anos;
  • Lipoaspiração: pode ser feita quando o adolescente já atingiu o crescimento completo e possuí o peso estável, geralmente após os 16 anos;
  • Rinoplastia: a cirurgia plástica do nariz pode ser feita após os 15 anos;
  • Cirurgia de redução das mamas: pode ser feita após o desenvolvimento completo dos seios, geralmente a partir dos 16 anos.

Faça um comentário